quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Metal Celebration - Canoas 27/11/2010

Por Giovanni
Bom, resolvi começar a participar do GurizadaBlog não apenas nos Podcasts mas também agora nas  matérias. Como sou um amante da música em geral, este vai ser um dos meus principais assuntos...

Na última sexta feira resolvi dar uma passada em Porto Alegre junto com o Jonathan para darmos uma olhada em instrumentos musicais e equipamentos. Logo após termos visto muitas lojas, o Jonathan teve a idéia de passarmos na A Place para vermos o que poderia ter por lá e para minha surpresa, ví um anúncio de um show em Canoas com diversas bandas para o dia 27/11. Já que ando pilhado em ir em shows de metal ultimamente por ter tido um hiato de alguns anos sem ir para shows, resolvi comprar o ingresso junto com o Jonathan no valor de R$ 8,00.

O show seria realizado em um local chamado "Bar do Adão", localizado na Guilherme Shell ao lado da estação Niterói. E um bar onde se realizam apresentações de algumas bandas. Não sei há quanto tempo já são realizados shows nesse local até porque estou me interando há pouco tempo dos novos lugares de eventos de Metal.

No dia do show, fomos de carro para e como eu nunca tinha ido lá antes, fiquei procurando o local e quando achei, ví que o bar é tipo uma lancheria onde vendem salgados, refrigerantes, sucos e bebidas com cadeiras na rua. Logo de início dá a impressão de que as apresentações são feitas no bar mesmo. Mas logo que chegamos nós vimos que as apresentações são feitas em um salão ao lado e quando entramos lá, vímos que é um local do tipo que parece ser onde se realizam bailes com lugares de danças, muitas mesas e com uma boa área.

As bandas começaram a se apresentar em torno da meia noite mais ou menos.

Morterix
Believil

A primeira banda a se apresentar é chamada Morterix, uma banda que eu já tive a oportunidade de ver ao vivo antes, o som deles é um Thrash Metal bem crú e agressivo, um trio muito bom que toca músicas próprias.
Para quem gosta do estilo eu recomendo. A segunda banda foi uma banda que eu não conhecia chamada Believil. Outra banda Thrash Metal, porém um quarteto e com um som um pouco mais trabalhado, o Jonathan comentou que acho o vocal da banda um misto entre o C. Burton do Fear Factory e o Matthew Barlow do Iced Earth. A banda seguinte foi a Black Illusion, uma banda que também já tive a oportunidade de ver ao vivo antes, são de Canoas e fazem covers exclusivamente de Iron Maiden, o Pizzini é fã deles eheheh.

A banda seguinte foi um trio de Thrash Metal chamado Losna. Na verdade foi principalmente por esta banda que eu tive vontade de ir no show. A banda é composta por uma baixista que também faz os vocais e uma guitarrista e um baterista. O motivo de eu querer ver essa banda ao vivo foi mais ou menos uma semana antes, quando o Jonathan tinha me mostrado um video clipe da banda de uma música chamada Slowness e quando ouvi achei o som espetacular, com riffs de guitarra muito pegados, cheios de agressividade e energia além do clip ter sido muito bem produzido e por isso fiquei com muita vontade de ver isso ao vivo, e por coincidência achei o anúncio do show da banda alguns dias depois de conhecê-lá. Ao vivo não deixam nada a desejar, todos na banda merecem destaque na energia com que transmitem e na qualidade da músicas, realmente deram conta do recado. A banda que encerrou o evento foi a Iron Fist, que pra quem não conhece, é uma banda cover de Motorhead, muito boa por sinal, já tive a oportunidade de vê-los antes e desta vez eles tocaram o disco Ace of Spades na íntegra em comemoração dos 30 anos de lançamento do álbum e, é claro, vários outros clássicos da banda que não são poucos. Para quem é fã de Motorhead e não conhece esta banda, vale a pena ouvir e ir em um show que a qualidade é certa. Só uma pena eu não ter levado a câmera pra tirar umas fotos, mas nos próximos shows é certo que o farei!

Losna
Iron Fist


Por fim, o show acabou depois das 5h da manhã com bandas muito boas.
Gostaria de comentar a respeito do local que achei ótimo, principalmente se comparado a outros da região, pois tem uma área muito boa além de ter um bar ao lado para quem quiser comer algo, já que em shows onde tem muitas bandas geralmente se fica por lá em torno de 5 ou 6 horas direto então muitas vezes se tem vontade de comer algo e muitos lugares não tem nenhum tipo de lanche a se fazer nem bares por perto.
Pode se estacionar o carro tranquilamente na frente do local sem problema nenhum, tem ventiladores já que lá é bastante quente e tem muitas mesas com cadeiras. Na minha opinião é um lugar que tem futuro!
Gostaria também de lembrar alguns headbangers que o Metal não é só feito por músicas que vocês já conhecem, existem muitas bandas boas com músicas proprias que estão tentando mostrar o som deles e simplesmente boa parte do pessoal que se diz amante do Heavy Metal apenas dá atenção a sons de bandas já consagradas e músicas mais do que manjadas ou pra bandas covers de conjuntos muito conhecidos ou quando bandas de músicas próprias fazem algum cover. Nota-se quando uma banda de música própria toca, o pessoal fica todo nas mesas e no fundo do local. Mesmo que a música seja boa, se não é conhecida, o pessoal não mostra interesse; o que já não se demonstra quando a banda é cover, quando todo mundo fica na frente enlouquecido com as músicas. Então pessoal! Vamos dar valor pras músicas próprias das bandas de nossa terra! Que coisa boa não falta!

3 comentários:

  1. Ah! lembrando,gostei oquê tu falou das musicas próprias,ultimamente estou indo em shows para ver músicas próprias,não tenho mais aquela vontade de ficar vendo cover ao vivo.

    ResponderExcluir
  2. Bah. Me arrependo de não ter ido.
    Mas na próxima, com certeza vou!

    Té.

    ResponderExcluir
  3. Mas bah!

    Por acaso achei esse blog.

    Legal a matéria.

    Ano que vem farei alguns eventos lá, e concordo em tudo o que li aqui.

    Warbraços!

    Maicon Leite

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.